Vivendo de Dividendos | Fundos Imobiliários | Parte 1

Vivendo de Dividendos | Fundos Imobiliários  | Parte 1

AGRADECIMENTO

    Olá investidor, gostaria de começar agradecendo neste post pelas pessoas que avaliaram bem este blog e estão me ajudando a torna-lo cada vez mais assertivo ao consumidor final, vocês investidores. 
 


MOTIVO DO “VIVENDO DE DIVIDENDOS”

    Neste momento estou com alguns projetos em minha cabeça, e um que gostaria de começar seria o “Vivendo de Dividendos”. Desde que comecei a pegar gosto pelo mercado financeiro fui obcecado por ações ou fundos de investimentos que distribuem dividendos (Parte do lucro obtido pela empresa, podendo ser distribuído mensalmente e trimestralmente para os cotistas por exemplo). É muito legal você pensar que poderá curtir sua aposentadoria recebendo mensalmente valores de investimentos diversificados e com altas rentabilidades se aplicados a longo prazo.
    O que me comove muito é a questão de possuirmos um INSS ineficiente e totalmente imprevisto para o futuro e hoje o quanto de senhores e senhoras não poderem fazer nada além do que recebem mensalmente, seu mísero e eficiente dinheiro da aposentadoria. Foi por esse caso que me fez começar a planejar minha carteira totalmente focada em receber dividendos, para assim que ficar mais velho não possua nenhuma dessas preocupações. Caso queira saber como esta divida minha carteira e quais são os fundos que invisto, clique aqui.
    Chega de historia, vamos ao que realmente interessa. Caso você ainda não saiba o que são fundos de investimento, recomendo ler isso antes.
COMO FUNCIONA OS FUNDOS IMOBILIÁRIOS?
 
          FII’s (Fundos Imobiliários) possuem uma grande escala de variedades, sejam elas voltadas a Shoppings, prédios comerciais, condomínios de casa e apartamentos, escritórios e CRI’s. O que são CRI’s? São basicamente certificados de recebíveis imobiliários, ou seja, estará emprestando seu dinheiro diretamente as empresas do setor de imóveis. Você investidor ira adquirir cotas, esse valor se transforma em capital para a empresa de gestão administra-lo e aplica-los em acordadas e determinadas especies de renda de recursos, seja recebendo de alugueis ou rendas fixas. Desses variados tipos, ha de sua analise verificar Taxas Administrativas e de Performance, Custodia e da “durabilidade” daquele fundo.

Imagem relacionada
 
 Qual a relação dos Fundos Imobiliários com os dividendos?
       Sim, os fundos possuem a distribuição de dividendos ! Mas cuidado, pois não são todos, o mesmo só fara a distribuição se houver lucro, caso contrario não espere por nada. Aqui já vai uma dica bem útil, quando um fundo deixar de dividir dividendos ou ao longo do tempo for diminuindo, verifique, com certeza a algo de errado com a ‘FII’ que escolheu. Nesses tipos de caso aconselho meus amigos a venderem, pois não ha o porque de manter um fundo que não tenha perspectiva de lucro a longo prazo.
Se você quer um dia viver de rendimentos de seus investimentos, indico pesquisarem mais sobre fundos imobiliários, pois muitos assim como eu, achavam que as FII  não valiam nada, e sim somente ações. Em minha carteira prezo um poucos dos dois, mas na maioria das vezes, um pouco mais de FII, que também muitas das ocasiões ‘pagam’ mais dividendos que ações.
Quando receber seus dividendos, é aconselhado que o reinvista, não necessariamente no mesmo fundo, mas para que aumente seu capital e diminua seu preço médio de compra do ativo.

Estudos

     Se você realmente se interessou nesse post com certeza pensara em estudar um pouco mais sobre…. Caso queira saber mais sobre fundos, clique aqui. Não sou o melhor para dizer o que devem ou não fazer, mas uma coisa que tenho certeza é em relação a estudos sobre o que você esta investindo. Quando comecei a investir, pouco ligava em verificá-los e administrá-los. E não recomendo, principalmente se queira investir em FII.
     Os fundos necessitam de estudos, pois você pode estar a aplicar em um com ‘RCM’ (Explicarei mais na parte 2) e acabar perdendo dinheiro futuramente, assim como contratos de imoveis que estão a vencer e não possuem nenhuma perspectiva de renovação, ou seja, menos rendimentos, menos lucros e menos dividendos. Para estudar sobre fundos, uso dois sites que podem te ajudar muito, principalmente se é iniciante no mercado financeiro, são eles: Fiis.com.br e ClubeFii.com.br .
    Nesses sites ha muitas pessoas trocando informações, opiniões, tirando duvidas e todo o histórico de relatórios e dividendos distribuídos desde seu IPO ( Oferta Pública Inicial), assim como suas taxas e até suas ultimas rentabilidades.
   Além disso, irei disponibiliza-los um PDF feito pela ‘CVM’, onde explicam bem detalhadamente como funcionam os fundos imobiliários, recheado de informações. Clique aqui para acessá-lo.
    Leve seu investimento a serio, e estude em o que esta querendo investir. Lembre-se que conhecimento nunca tem fim, ou seja, fique atento aos relatórios divulgados pela gestora.

CONCLUSÃO

Nesse primeiro momento disponibilizei alguns documentos para estudo e disse um pouco das relações dos dividendos com Fundos Imobiliários. Na segunda parte desse projeto, irei compartilhar algumas dicas e outros tipos de informações para analise de uma FII exclusiva. Além de leituras sobre relatórios. Lembre-se, estou aqui como você, a procura da independência financeira, e uso este blog para aprender sobre e claro dizer quais foram minhas dificuldades, e espero que se identifiquem.

Clique aqui e veja a 2° Parte de Fundos Imobiliarios.

 

      Espero que tenham gostado, abaixo fiquem a vontade para comentar e se possível nos siga no Instagram e Facebook, pois poderão ficar sabendo em primeira mão sobre novos posts e novidades do Investir Inteligente.  


                                                       *Caso não consiga comentar abaixo, clique aqui.
 
Um grande abraço Investidor.

                                  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *